São poucos profissionais da área de saúde que estudam e utilizam na prática clínica o tratamento com Cannabis, portanto ainda é difícil encontrar um(a) médico(a) prescritor(a). Mas o Instituo Sativa Medicinal pode lhe auxiliar. Nosso intuito é proporcionar o encontro entre pacientes de doenças passíveis de tratamento canábico e médico(a)s, facilitando o processo de acesso. Caso você queira nossa assessoria e marcar uma consulta para iniciar o tratamento, Fale Conosco.
A resolução 2113/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM) restringe a prescrição compassiva de CBD às especialidades de neurologia e suas áreas de atuação, neurocirurgia e psiquiatria e regulamenta uso compassivo do canabidiol como terapêutica médica, exclusiva para o tratamento de epilepsias na infância e adolescência refratárias às terapias convencionais.
Nesta resolução é vetada qualquer outra forma de uso medicinal da cannabis. Pelo CFM, médicos de outras especialidades não podem prescrever. Por outro lado, a RDC 38/2013 do Ministério da Saúde (MS) estabelece o acesso ao uso compassivo a “medicamentos em pesquisa” que pode beneficiar pacientes. Esta resolução do MS dá suporte para a classe médica prescrever medicamentos relacionados à cannabis, em situações de uso compassivo. Além disso, a RDC 17/2015 do Ministério da Saúde/ANVISA Define os critérios e os procedimentos para a importação, em caráter de excepcionalidade, de produto à base de Canabidiol em associação com outros canabinoides, por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado, para tratamento de saúde.